top of page

A história do Savate ou boxe francês

 

O Savate ou o boxe francês teve a sua origem em França no século XVIII. Começou por ser um tipo de luta de rua e era muito frequente encontrar combates em Paris e no Norte de França. No Sul, especialmente no porto de Marselha, os marinheiros também desenvolveram um estilo de luta que envolvia pontapés altos e estaladas com a mão aberta, o que contribuiu para o desenvolvimento da modalidade. No início, o Savate equiparava-se à Capoeira, onde as mãos eram utilizadas apenas como meio de defesa e o ataque estava entregue aos pés e aos danos que estes poderiam causar. Ao contrário dos ingleses, que utilizam apenas os punhos como arma de combate e os pés para se aproximar ou afastar dos adversários.

 

O Savate no século XIX

 

A partir do século XIX, o Savate recebeu novas influências, como a de Michel Casseux, que escreveu a "Teoria do Savate" e categorizou 15 novas formas de técnicas de pés. Estas modificações, fizeram com que o desporto se tornasse ainda mais popular entre as massas e também nas classes superiores, derrubando a ideia de que este era apenas um desporto praticado por marginais.

Em 1845, o melhor aluno de Casseux, Charkes Lecour, enfrenta um lutador de boxe inglês chamado Owen Swift, confrontando-se assim o Savate francês com o Boxe inglês. Deste duelo, assistiu-se a uma vitória clara do boxe inglês e começou-se a utilizar as mãos no Savate, igualmente como meio de ataque, daí o motivo de também ser conhecido como boxe francês.

No início do século XX, o Savate era já um desporto muito conhecido no continente europeu e a sua inclusão nos Jogos Olímpicos de 1924, em Paris, como um desporto de exibição, fez com que esta arte marcial ficasse popular em todo o mundo.

 

A história do Savate no Brasil

 

Começa em 1946 com a chegada do Senhor Renè des Forest, que desembarca no Brasil após servir nas forças francesas livres, comandadas pelo General Charles de Gaulle.

No ano de 1984, Richard des Forest se forma em educação física pela UGF ampliando os horizontes do esporte no Brasil.

 

O desporto Savate na atualidade

 

Atualmente, o Savate ou boxe francês é praticado em toda a parte e tem milhares de praticantes e admiradores. A sua prática divide-se em 3 níveis de competição:

1.      Assalto: Esta é uma competição onde o contacto físico é ilimitado, assim como no Karaté. O combate é avaliado segundo a técnica dos concorrentes, a precisão dos seus golpes e o controlo apropriado. Este é um nível onde o risco de lesões é menor e vence o combate quem tiver mais pontos;

2.      Pré-contacto: Esta competição autoriza o contacto físco entre os praticantes, no entanto, ambos utilizam equipamento de proteção como capacetes, braçadeiras e caneleiras;

3.      Contacto: É uma competição full contact onde não é utilizado qualquer tipo de equipamento de proteção por parte dos praticantes, à exceção de uma proteção bocal e de virilhas. Nesta competição, todos os golpes são aceites e o objetivo principal passa por deixar os adversários fora de combate (KO técnico).

 

 

 

 

bottom of page